O site franciscosales.com.br e ou jornalregiaoemdestaque.net entrevistou o ex-coordenador da campanha de Mário Galinho e Dr. Neto, o Professor e Pastor Sidney Cezar, Bacharel em Teologia, Licenciado em História, Mestrando em História cultural pela UFAL, Formando em Psicanálise, Artista plástico.
Professor e Pastor Sidney Cezar que coordenou a parte da campanha da chapa de oposição Mário Galinho e Dr. Neto ambos do Solidariedade, que após saber da filiação surpresa de Galinho ao PSDB, ficou decepcionado e procurou a redação do site para se posicionar referente ao ocorrido e informar que não compactua com essa atitude isolada.
“Ele tomou a decisão dele de forma íntima ou com o grupo político mais reservado e pessoal dele que o acompanhou enquanto vereador, mas, não em relação ao grupo político que o defendeu na campanha. Isso é fato”.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Qual a avaliação que o senhor faz referente a filiação de Mario galinho ao PSDB, uma vez que o senhor coordenou a campanha de Galinho e Dr. Neto.
Uma grandíssima surpresa e ainda maior é a decepção. A ida para o PSDB contraria tudo o que ele afirmou nos bastidores quando começamos a formar o grupo de oposição para disputa da prefeitura de Paulo Afonso. Isso prova que a política no Brasil está cada vez mais pragmática, fisiológica e mentirosa. Está se tornando muito complicado confiar em políticos e nessa forma de fazer política. Nada mudou na política desde a redemocratização, essa é minha constatação simples. Aqueles que poderiam mudar entram no jogo de sempre, como se esta fosse a única forma de fazer política.
As pessoas têm o direito de ir para onde quiser, mas não tem o direito de enganar e manipular ninguém. Não acredito nessa conversa de ser independente em partido, de autonomia de partido e ser uma voz dissonante no partido. A história nega tal situação. O que era oposição deixou de ser. Bom para Luiz de Deus porque o caminho está livre e aberto.
Como o Senhor avalia a construção de criação do PSDB no Brasil?
O PSDB foi um partido construído para atender uma parcela da elite dominante. Tem coisa mais elitista, por exemplo, do que defender o parlamentarismo? Isso faz parte da história do PSDB. É um partido fisiologista de corrupção extrema também. Quem leu o livro documentário de Amaury Ribeiro Júnior (Privataria Tucana – 2011) sabe o tamanho do assalto praticado pelo PSDB ao patrimônio público e aos cofres do Brasil. É uma soma estimada em mais de 100 bilhões de reais. É uma vergonha sem fim. E nem vou contar os escândalos recentes encobertos pelo bandido de Curitiba que dirigia a quadrilha da Lava Jato que está sendo desbaratada agora. José Serra é o protagonista da bandidagem recente desse partido. É um partido de direita, corrupto e manipulador. São Paulo é o maior exemplo de povo manipulado e desinformado politicamente. É bom que ele não traga essa desgraça aqui para Paulo Afonso, já basta a outra desgraça que prevalece aqui, que é a política de ACM Neto do DEOMOCRATAS (PFL) enrustido no sangue dos Deuses. Trinta anos de domínio oligárquico diz tudo. O DEM, se Jesus estiver no poder ele se alia, mas, se o diabo o derrubá-lo pode apostar que tem o dedo dele por trás.
Qual o cenário político do PSDB no País? Faz parte da oposição ou apoia Bolsonaro?
De qualquer sorte, o bom é que tudo está mais claro. Vejamos!? O PSDB está dividido entre o Bolsonarismo, e ficar na oposição. Por sua vez o DEM, que não presta, já se dividiu e o próprio Rodrigo Maia, que é outra alma suspeita, já se posicionou dizendo que ACM Neto volta a antiga política da década de 1980 cheia de ranços autoritários de oligarquia infame. A manipulação do Centrão agora foi obra de ACM Neto onde a especulação é uma só, ele será o vice de Bolsonaro. Esta é a situação. Uma ala do PSDB e o DEM dá formação a base Bolsonarista. E aí vem a identidade de que quem se ajunta com esses partidos, obviamente, pensa IGUAL e tem a mesma essência.
Voltando para Paulo Afonso, o Senhor foi Coordenador da Campanha de Galinho e Dr. Neto. Ficou decepcionado?
Fui coordenador da campanha, acreditei, mas, agora, o que as pessoas me alertavam sobre a ideologia que o rapaz seguia, basicamente, vem à tona. O rapaz é de direita e ponto. Acredito que seja até de extrema direita e Bolsonarista como haviam me alertado e acabei dando um voto de confiança. Queria está errado, mas essa é a verdade nua e crua. Nunca foi oposição, exceto para chegar ao poder. Muita gente se iludiu, se enganou e acreditou que poderíamos ter uma oposição de fato com um novo político em Paulo Afonso, mas, só foi um sonho e delírio. Parece até que Deus nos deu foi um livramento pelo visto!
Como o Senhor avalia a Direita no Brasil, na Bahia e em Paulo Afonso?
Paulo Afonso e o povo brasileiro tem que se conscientizar que a direita não presta. Ela não governa para o povo e quando faz algo as contas são suspeitas e superfaturadas. Isso é fato. Esse discurso manso de democracia da direita sempre foi um engodo. Veja a situação do país hoje como voltou aos moldes das décadas de 1980 e 1990? Veja o que o infame da presidência com os militares estão fazendo. Parece o Regime Militar de 1964, só falta a tortura e a censura porque economicamente já é uma tragédia. Eles sempre manipulando com o discurso hipócrita contra a corrupção, conservadorismo e falso moralismo, enquanto eles são os maiores corrupto e bandidos da história.
Galinho, sem reunir seus aliados tomou uma decisão isolada, o que um grande líder faria?
Eu não faço parte do Partido Solidariedade que é quem deve estar se sentindo traído a essa altura do campeonato como diz o ditado. Mas eu fazia parte, agora não mais, obviamente, de um grupo político que comprou esse sonho de renovação para a cidade de Paulo Afonso. Ele tomou a decisão dele de forma íntima ou com o grupo político mais reservado e pessoal dele que o acompanhou enquanto vereador, mas, não em relação ao grupo político que o defendeu na campanha. Isso é fato.
Portanto essa decisão encerra um capítulo que estava nascendo de forma esperançosa, afinal de contas, quem é oposição jamais se aliará com o PSDB ou DEM sob qualquer circunstância.
Até onde tomei conhecimento foi uma decisão particular e privada, direito dele. Mas quem quer ser político diferenciado constrói coletivamente ou cai no velho fisiologismo de sempre. O que aconteceu não há justificativa por mais que tentem justificar. O que caracteriza, como dizem, ele foi buscar o melhor para si e tomou a melhor decisão política visando o seu próprio bem, senão a velha política do umbigo?
Eu ouvi uns comentários em alguns programas de rádio onde a imprensa quis esboçar a defesa do indefensável. Tentaram justificar alegando um conflito existente entre Neto, Evinha e o rapaz dentro do partido. Algo totalmente estranho e desconhecido de todos. Acredito que se não tem o que falar, o melhor é ficar calado ou simplesmente noticiar. Mas subestimar e desdenhar de nossa inteligência é desonestidade e manipulação midiática como alguém jogando farofa no vento do ventilador. Como diz o ditado: se pegar, pegou! O fato é que Dr. Neto transferiu voto para Evinha e o outro não teve essa capacidade. Isso surpreendeu a todos e acendeu o sinal vermelho para as eleições futuras.
Nesse contexto, para o prejuízo ser menor, espero que Dr. Neto e a Vereadora Evinha, de fato, sejam oposição e vejam a política de forma ideológica e não somente pragmática. De agora em diante o Solidariedade tem representante e tem que se posicionar para as próximas eleições. Já esse que jogou fora a carreira política enquanto oposição, vai ter que se virar nos votos da direita e fazer um novo caminho. Pelo menos agora sabemos quem é quem. E com certeza não nos representa mais.
Como um verdadeiro líder deve se portar com seus liderados?
Um líder constrói coletivamente e não individualmente. Quem constrói individualmente pensa em seu próprio bolso e tem um projeto particular de profissionalização política. Um líder jamais agiria dessa forma, no mínimo compartilharia suas ansiedades com todo o grupo. Mas o sonho não acabou, espero que novas lideranças surjam e que tenham personalidade suficiente para manter suas convicções intactas diante das tentações do poder ou da fragilidade da necessidade econômica.
Para o senhor, como fica o Cenário político em Paulo Afonso?
A princípio vejo que fica uma lacuna política imensurável, bom para Luiz de Deus(PSD) que irá governar a cidade sem posição. Antes já havia uma oposição muito fragilizada e agora a sensação de que ela não existe mais. Espero que outros estejam prontos a despontarem no cenário como oposição, afinal, como disse Raul Seixas: Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez…
No cenário maior, todo mundo vai ter que se posicionar em relação a Governador e a Presidência da República. Parece que esses que estão aí se aliarão a ACM Neto e, consequentemente, a Bolsonaro. Algo que da parte de Luiz de Deus até entendo, mas, do rapaz não, por causa da sua palavra empenhada. Pois é! Vivendo e aprendendo! Como diz o ditado: Sapo que dá carona a escorpião para atravessar a lagoa, corre o risco de morrer afogado. Foi o que aconteceu aos 22 mil votos. Eu daqui vou continuar gritando bem alto: FORA BOLSONARO! FORA ACM NETO! A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS…