Emerson Leandro, participou como membro da Câmara Técnica do Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), através de convite formal pela Gerência do Projeto para Recuperação de Áreas Degradadas no Interior e Entorno de Unidades de Conservação localizadas no Bioma Caatinga.
A Câmara Técnica tem as seguintes atribuições:
a)Colaborar com a elaboração e revisão do texto da Chamada de Projetos, definindo os critérios para a seleção de projetos que respeitarão os princípios contidos nas políticas e procedimentos o Funbio; b)Analisar tecnicamente as propostas recebidas e selecionar aquelas aptas a receberem apoio, sendo a análise financeira realizada pelo Funbio; c)Quando for o caso, estabelecer recomendações ou condições para propostas em análise e realizar a avaliação final de seu cumprimento; d)Responder as consultas da Gerência do Projeto que lhe forem dirigidas, via e-mail; e)Indicar ao Funbio nomes de profissionais especializados para participarem de reuniões, quando for o caso; f)Propor temas para pauta das reuniões; g)Acompanhar os resultados de cada projeto apoiado por meio de reuniões periódicas a serem informadas pela Gerência do Projeto no Funbio.
O gestor Emerson Leandro da Unidade de Conservação Federal Monumento Natural do Rio São Francisco, auxiliou na aprovação de 6 propostas para as seguintes UCs: FLONA Araripe-Apodi, PE Caminhos dos Gerais, MONA São Francisco, PARNA Furna Feia, e ESEC Raso da Catarina. Todavia, foram identificadas pela Câmara Técnica condicionantes e pedidos de ajustes para todas as propostas aprovadas. As instituições já foram informadas pelo Funbio sobre as condicionantes e encaminharão as propostas revisadas.
Alunos da Efotej
Os projetos do Mona do Rio São Francisco e ESEC Raso da Catarina que foram analisados por Emerson Leandro, irão recuperar juntos mais de 100 hectares de Caatinga, serão mais de 3 anos de trabalho de recuperação e acompanhamento técnico pelas entidades selecionadas, o valor investido no meio ambiente e sem precedentes será de mais de 1.700.000,00 (Um milhão e setecentos mil reais) para as duas Unidades de Conservação.
Os projetos incluem, estudos técnicos, implantação de sementeiras, criação de brigada de incêndio florestal, georreferenciamento de áreas degradadas, confecções de mapas, incentivar a cadeia produtiva de exploração de produto não madeireiro, principalmente nos povoados Malhada Grande, Lagoa da Pedra e Xingozinho no município de Paulo Afonso-BA, para que estas comunidades abandonem a prática de produção de carvão vegetal, dentre outros.
Alunos da Uneb
Nota-se que em todos os cargos e funções que são e foram confiadas ao gestor Emerson Leandro, o mesmo desempenha todas com selo e garra, demostrando o quanto o jovem Administrador e Advogado é competente nas tarefas que lhes são impostas.