PAULO AFOSNO-BA: ALÉM DAS BARONESAS, MPE ABRIU INQUÉRITO PARA SABER SE IMPACTOS AMBIENTAIS DE BRUMADINHO-MG PODE ATINGIR VELHO CHICO

MPE-BA DESCARTA CONTAMINAÇÃO DO VELHO CHICO MAS ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR O CASO DE CRIME AMBIENTAL DA VALE EM BRUMADINHO-MG APÓS ESTUDO DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO E GREENPEACE.

 

Audiência Pública para discutir os danos ao Rio São Francisco e afluentes pela proliferação de baronesas reuniu no Auditório da Justiça Federal, dia 11 de abri de 2019, várias instituições ligadas ao tema. O evento foi promovido pelo Ministério Público Estadual – MPE/BA e contou com a participação de várias organizações governamentais e do colegiado territorial de Itaparica.

Na oportunidade foi discutido pela mesa diretora os impactos ambientais da multiplicação das baronesas no Rio São Francisco, bem como as estratégias a serem adotadas de imediato para sanar o problema; assim como, ações de curto, médio e longo prazo para que os municípios ribeirinhos devam colocar em prática para minimizar ou erradicar o despejamento de esgoto no Velho Chico.

Estiveram presentes representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, Colegiado Territorial de Itaparica-CONDETER, Companhia Pernambucana de Saneamento- COMPESA, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A-EMBASA, Companhia de Saneamento de Alagoas-CASAL, Agência Nacional de Águas-ANA, Companhia Hidrelétrica do São Francisco-CHESF, Ministério Público da Bahia-MPBA, Ministério Público Federal-MPF, Peixe São Francisco, Prefeitura e Câmaras de Paulo Afonso e Glória-BA, Universidade da Bahia-UNEB, Fundação Joaquim Nabuco, Imprensa e Estudantes.

O Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF reiterou o convite para que municípios que ainda não tenha o PMSB-Plano Municipal de Saneamento Básico manifestem interesse para receber ajuda financeira através do edital até o dia primeiro de maio 2019. Confira o áudio.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE