Paulo Afonso-BA: 41 ANOS DO COLÉGIO ESTADUAL DEMOCRÁTICO QUITÉRIA MARIA DE JESUS

No próximo dia 31 de março do corrente ano, o Colégio Estadual Quitéria Maria de Jesus estará completando 41 anos de existência. Diga-se de passagem que essa é uma das mais antigas instituições de ensino do Bairro Tancredo Neves e adjacências, o que a habilita pela tradição, a ser lembrada, por ser a escola que mais contribuiu para a elevação do nível social desta comunidade.

A nossa história confunde-se com a própria história do BTN, de necessidades básicas e de estrutura.
Surgiu em 1978 por uma exigência natural da comunidade carente que queria vê os seus filhos estudando e sequenciando os referidos estudos no Ensino Fundamental II, logo a necessidade de ir mais a diante se fez presente, criando-se assim, o Ensino de 2º Grau nas modalidades: Habilitação em Magistério e Técnico em Contabilidade. Naquele momento era impossível se deslocar para o centro da cidade além das despesas, a distância e um sistema de transporte deficiente, era um quadro desesperador para qualquer pai de família. Entendam a importância da nossa existência!
Nos anos 80, em todo o complexo BTN e Rodoviário não tinha ninguém com nível superior e foi graças a continuidade dos estudo,s proporcionado pelo então CEM ( Colégio Estadual do Mulungu) que conseguiram posteriormente ingressar na Universidade, isto significou e significa um grande salto na educação, na vida social e na realização de muitos sonhos, sonhos acalentado por todos.


É bom lembrar que quando da realização dos tão esperados bailes de formatura, a alegria reinava entre todos os formandos, e, seus familiares se enchiam de satisfação e ficavam agradecidos por tamanha conquista.
Mais não termina por aqui, quero lembrar que muitos egressos do 2º Grau, hoje se encontram no mercado de trabalho, se auto sustentando e mantendo suas famílias, as escolas estão cheias de bons profissionais de educação a multiplicar de forma competente o ensino.
Lembro a todos que ao representar esta comunidade, colhemos duras críticas, mas em nenhum momento desistimos de lutar, até que gradativamente os resultados do nosso trabalho se constituíram em vitórias que nos dignificam.
Saliento a importância do corpo diretivo e docente, que juntos se tornam fortes para enfrentar os muitos embates, sem perder de vista a condição sublime, de, na humildade descobrirem-se promotores de vida.
A nossa inserção na comunidade é de grande importância, até porque ao ouvir a comunidade descobrimos aonde acertamos, o que precisamos melhorar e de que forma pode ser facilitadora em nosso papel de educar os vossos filhos.
Destaco as muitas parcerias que estabelecemos ao longo de todos estes anos, sem elas seria impossível atingir os objetivos, além dos órgãos ligados a educação, a prefeitura, o comércio, bancos, receita, promotoria pública, Chesf, CSU e grupos culturais, aos quais devemos muito.
Sem esquecer do quadro docente e demais servidores, do mais simples ao mais graduado, sem nenhuma distinção, o reconhecimento por dividir sabores e dissabores, numa lida diária que exigia de todos nós disciplina, competência, perseverança e acima de tudo fé.


E ao referenciar filhos, alunos formamos uma real e grande família, os nossos laços foram construídos e calcados num profundo sentimento de alegria e gratidão que nos faz lembrar tantos e quantos passaram por nós, eram famílias inteiras. Aproveito o ensejo para dizer o meu muito obrigado por nós oportunizar sair de nós mesmos, para nos dedicar a esta atividade tão nobre que é a educação.
Ao Colégio Quitéria, assim chamado carinhosamente, pela sua história de lutas, por mais um ano de vida.

NOSSOS PARABÉNS!!

Prof. José Maria de Souza. Escritor, Esp.em História do Nordeste e Dirigente Escolar.

  

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE