Paulo Afonso-BA: Apoiadores de Bolsonaro criam tumultuo com acadêmicos da UNEB e chamam a polícia 

Relato do que ocorreu na UNEB, ontem, em Paulo Afonso Bahia – POR UMA DAS PROFESSORAS.

Segundo informação de uma professorara, em 26 de outubro de 2018, acadêmicos da UNEB-Universidade do Estado da Bahia Campi VIII realizavam um debate em defesa da democracia, contra o racismo, homofobia, entre outras causas, sendo que fora da instituição havia um grupo de acadêmicos realizando panfletagem em prol do candidato Haddad.

Então apoiadores de Bolsonaro insatisfeitos, interpretando que os acadêmicos que estavam distribuindo panfletos em frente a universidade tinha haver com a palestra que segundo eles favorecia a política partidária em defesa de Haddad PT, chamaram a polícia militar, causando um constrangimentos para a comunidade acadêmica da UNEB.

A reitoria enviou um comunicado para comunidade acadêmica que informava que diante da instabilidade política e conflitos ocorridos em outros departamentos, agora a pouco o Professor Bittes, diretores e Coordenação do SINTEST decidiram pela suspensão das atividades.

Recentemente em um ato que causou polêmica no universo acadêmico foi a nota divulgada pela Reitoria da UNEB que divulgou uma nota em defesa da democracia. Talvez por isso essa perseguição nas Universidades da Bahia e do Brasil. Veja na íntegra a Nota em defesa da democracia escrita pelo reitor da UNEB. Veja um vídeo extraído das redes sociais de parte do ocorrido.

 

Nota em defesa da democracia

No atual contexto político, testemunhamos a exaltação de ideias radicalmente contrárias aos valores democráticos, fenômeno que nos causa grande preocupação. Afinal, a ruptura do estado de direito no Brasil, vivenciada durante anos de ditadura, impôs incontáveis retrocessos não só no âmbito político como também afetou profundamente a vida dos brasileiros, mediante a instalação de um regime de cerceamento das liberdades civil e de imprensa. Nossa democracia é, portanto, consequência da perseverança coletiva de muitos brasileiros e representa uma vitória de todos contra o autoritarismo, a violência e o consentimento silencioso.

 

Não obstante tenhamos superado este período sombrio e vergonhoso da história brasileira, uma nova onda de conservadorismo atinge o debate político e eleitoral, gerando grande temor entre aqueles que acreditam e lutam pela manutenção da democracia em nosso país. A possibilidade de novamente experimentarmos um regime político arbitrário e excludente é real e não muito distante. Este modelo de governo, caso legitimado pelas urnas, poderá tomar medidas que afetarão duramente a autonomia das universidades públicas, sendo questionadas quanto à sua capacidade de governança e liberdade de cátedra. Também o conjunto de ações afirmativas, conquistadas recentemente, poderá ser afetado por novas medidas de corte de orçamento, reduzindo, de forma ainda mais severa, a capacidade de manutenção das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Diante deste preocupante cenário, a Universidade do Estado da Bahia conclama a todos os baianos e brasileiros a resguardarem os ideais democráticos, através da mobilização para o debate franco e aberto, pacífico e centrado na defesa do projeto de universidade pública e gratuita, inclusiva e de qualidade. Por fim, ressaltamos que a UNEB permanecerá, como sempre, um espaço aberto para aqueles que acreditam no diálogo, na união das diferenças em torno do estabelecimento de um projeto único de Estado, já edificado pela nossa Constituição Brasileira de 1988.

 

Salvador, 23 de outubro de 2018

 

Reitoria da UNEB

 

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE