A mobilização e paralisação das categorias aconteceu hoje 04 de setembro de 2018, seguindo uma orientação da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Federação dos ACS e ACE e os Sindicatos Regionais dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
Em agosto de 2018 foi publicada mensagem no Portal do Planalto, em que consta o veto do presidente Michel Temer ao Projeto de Lei de Conversão número 18, de 2018 (MP número 827/18), especificamente da parte que trata do reajuste do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Na cidade de Glória Bahia, através do presidente da “Casa” Gilmar Pereira, que cedeu espaço para a categoria participar da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da cidade. Inclusive utilizando a Tribuna da Casa, onde foi colocado os pontos das reivindicações das categorias.
Em Paulo Afonso Bahia a categoria escolheu a frente da prefeitura da cidade, a fim de realizar um ato público e mostrar suas reivindicações a sociedade e aos poderes constituídos.
Uma comissão foi recebida pelo prefeito do município, o senhor Luiz Barbosa de Deus (PSD). A comissão entregou a pauta das reivindicações nacionais ao prefeito, e solicitou apoio do município nessa luta das categorias.