Com a saída de médicos cubanos, PSF`s serão fechados na região de Paulo Afonso, Glória, Pedro Alexandre, Santa Brígida e Rodelas

Com Cuba fora do Mais Médicos a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco que fazem parte da região, serão as mais afetadas.

Bahia perde 822 profissionais; Pernambuco 414 profissionais, Alagoas perde mais de 100 médicos e Sergipe 96 médicos.

A saída dos cubanos está prevista para o final do mês de dezembro de 2018. Desde de junho de 2014, os médicos cubanos atendem na região.

Paulo Afonso-BA perde sete médicos cubanos que atendem na Atenção Básica de Saúde; Santa Brígida-BA perde um; Rodelas-BA também perde um médico, Pedro Alexandre-BA perde seis cubanos e Glória-BA terá um desfalque de cinco médicos, ou seja, dos sete PSF ‘s existentes cinco são “Brancos” e dois para Indígenas. Sendo que os indígenas são gerenciados pela SESAI/FUNAI.

Em conversa com Flávio secretário de saúde do município de Glória, “ele lamentou o fato e disse que simplesmente cinco dos sete PSF ‘s ficarão sem atendimento sendo quatro PSF`s Brancos e um para Indígena. É um impacto extremamente negativo. Voltaremos a ser “reféns” do “cartel” dos médicos brasileiros”. Comentou.

Ainda segundo Flávio, “o Ministério da Saúde exige uma carga horária de 40h. Onde iremos encontrar médicos brasileiros com essa disponibilidade? No final, o grande perdedor é o povo! A não ser que o Governo Federal realmente CONVOQUE -OS para o serviço”. Finalizou

Ao perguntarmos sobre qual será o plano B, Flávio informou que vai sentar com o prefeito David Cavalvanti (Progressistas) e sua equipe para planejar essas substituições.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE