As cidades baianas de Chorrochó e Xique Xique foram consideradas entre as 63 cidades do estado que não chegaram a vacinar no ano de 2017 nem a metade das crianças com a imunização da poliomielite (paralisia infantil).
Segundo o Ministério da Saúde a Bahia é o estado brasileiro com maior risco de retorno da poliomielite (paralisia infantil). No entanto principalmente essas duas cidades citadas estão na lista do baixo índice humanização nas crianças.
O Brasil estava há mais de 30 anos imune a esse vírus. O último caso da doença no estado foi registrado no final da década de 80, mas, como o vírus ainda circula no mundo, pode haver o risco de contaminação.
Em todo o Brasil, conforme o Ministério da Saúde, 312 municípios estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomielite.
A poliomielite é transmitida pelo Poliovírus, que pode estar na água ou alimentos contaminados. O vírus destrói as células da medula espinhal, levando à perda de massa muscular e à paralisia. Atualmente, o poliovírus circula em três países considerados pobres: Afeganistão, Paquistão e Nigéria.